
Rigidez ou Instabilidade?
- rosopi
- 25 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
Muitas vezes nos deparamos na fisioterapia com esse questionamento. O problema do meu paciente é devido a uma instabilidade ou rigidez?
Nos casos de instabilidade precisa-se fortalecer a musculatura envolvida. Já nos casos de rigidez é necessário relaxar essa musculatura. É preciso entender também exatamente quais grupos de deve fortalecer e relaxar.
Em alguns casos é fácil identificar que o paciente tem um quadro instável ou rígido. Em outros casos é preciso fazer testes de confirmação. Um modo é observar o perfil geral do paciente que pode nos mostrar a tendência de haver problemas num sentido ou outro. Podemos também comparar os dois lados. O lado não afetado é mais rígido ou mais frouxo? Isso nos indica em que direção está a falha do lado lesionado. Podemos também fazer testes de correção estabilizando mais a articulação para ver se há melhora ou ativando a musculatura de modo imediato para observar a resposta.
No fim das contas uma avaliação mais precisa trará sempre resultados mais rápidos e mais duradouros. Além de que poderemos orientar quais as atividades ideais para cada perfil de paciente.





Comentários